Você me perdoa?
Eu? Eu não posso perdoar ninguém, só Deus pode, no máximo eu posso suportar algo que fizeram e me desagradou.
Eu não posso perdoar, porque não sou eu que julgo. Quem julga é Deus, e só a ele cabe tal veredito. Não a mim.
Mas até quanto eu tenho que tolerar? 70 x 7? 490 vezes? Vou ter que ficar contando quantos foram os desatinos que tal pessoa fez contra mim?
E será que mereci tais desatinos? Como julgar sem preponderar a minha vontade?
Difícil. Impossível.
Mas calar também não é fácil.
Se um alimento lhe faz mal, você irá come-lo por 490 vezes? Claro que não. Logo que aparecer a primeira indisposição você irá evitar tal comida, exceto se for algo que aprecie muito e por isso valha a pena correr todos os riscos.
É como um vício: você sabe que tal substância vai lhe matar, então por que não evita.
Somos viciados também em pessoas. Todo dia fazem questão de nos machucar, mas uma hora de tantas lascar não irá sobrar o prato que tanto lascou, apenas cacos. Cacos de uma pessoa que terão de ser colados. Restaurados. Se tiver restauro.
Até qual ponto suportar ofensas e humilhações? Passar a vida sem algum sofrimento é impossível, mas cabe saber dosar a tolerância.
Dar a outra face.
Mas para dar a outra face precisa ter coragem e força para suportar outro tapa. E quanto mais forte somos mais suportamos, mais damos a outra face, porque o primeiro tapa nem cócegas fez.
Dar a outra face é continuar seu caminho e não seguir o desvio da vingança, pois na vingança deixamos nossos propósitos para viver a vida do outro, nem que seja apenas o incomodando, sem nada acrescentar em nossa própria vida.
Dê a outra face, seja forte. Humildade por livre arbítrio é qualidade das pessoas fortes, não das fracas, às quais a humildade é imposta.
Dê a outra face, desde que não interfira nós seus objetivos. Não esqueça o mal que lhe fizeram, apenas passe por cima.
Não engula desaforos, engula chocolate ou outra coisa que goste. Deixe o desaforo entrar por um ouvido e sair pelo o outro. Só engula coisas boas, só deixe coisas prazeirosas, que lhe tragam felicidade rulminarem em seus pensamentos.
Mas tenha a sabedoria de evitar coisas e pessoas ruins, não precisa virar a cara, ficar de mal... Basta seguir seu caminho e ser feliz. Você não irá perder nenhum quilo, mas com certeza se sentirá bem mais leve.
Bjs
Comentários
Postar um comentário