TERMAS DE IBIRÁ/ SP


TERMAS DE IBIRÁ/SP

A pacata Ibirá fica entre as cidades de Catanduva e São José do Rio Preto e ficou conhecida por suas águas medicinais com vanádio. Vanádio é um elemento químico que apenas é encontrado em Ibirá e em Vichy na França, esse elemento é benéfico para quem tem diabetes, psoríase, ajuda a prevenir o câncer e a osteoporose, além de ser uma excelente água termal que ajuda contra o envelhecimento, entre outras “cositas” mais.

No Parque das Águas de Termas de Ibirá, existem várias fontes de água medicinais com vanádios, são elas: Fonte Seixas, Fonte Carlos Gomes, Fonte Ademar de Barros, Fonte Saracura e Fonte Jorrante. Em cada fonte há uma placa com as propriedades medicinais delas. Além das fontes o parque possui lago, piscinas, quiosques, lanchonete e um balneário com tratamentos terapêuticos como massagens e banhos de imersão. A entrada é gratuita, apenas os tratamentos terapêuticos possuem custos.

A fonte Saracura é própria para estômago, fígado, intestino, colesterol, dermatites alérgicas... A fonte Seixas serve para rins, bexiga, reumatismo, estômago, colesterol, diabetes.... A fonte Carlos Gomes é utilizada para dermatites alérgicas ou não, rins, fígado, intestinos, colesterol, diabetes... Já as fontes Jorrante e Adhemar de Barros são para dermatites alérgicas ou não, estômago, rins, intestinos, reumatismo, diabetes, colesterol....

Uma coisa que faço é usar a água de Ibirá como água termal, sempre que vou levo algumas garrafas pet e as encho com as águas das fontes, guardo na geladeira para conservar por mais tempo suas propriedades medicinais e coloco um pouco em um borrifador, desses de passar roupa, e durante o dia espirro na minha face, é um santo cosmético e o melhor: não custa quase nada. A água de Ibirá é a mesma da famosa marca francesa de cosméticos Vichy, que é única por conta da água usada em seus produtos, por isso nada melhor que aproveitar um super cosmético de graça.

Eu não costume me hospedar em Termas de Ibirá, dá para fazer um bate e volta da minha cidade, mas caro leitor, se você mora longe e for funcionário público, uma boa opção é a colônia de férias da AFEPESP de Ibirá, que tem, inclusive, pensão completa, assista o vídeo no link abaixo. Outra opção de hospedagem era o Grande Hotel, mas este se encontra abandonado.



Na cidade de Ibirá há no centro a Igreja de São Sebastião, que vale a visita se tiver tempo além de boas sorveterias.

No quesito alimentação a cidade oferece duas boas opções: o Restaurante Bironda (17 – 3351.8048), com comidas típica, sendo a especialidade a costela porém só abre aos sábados, domingos e feriados na hora do almoço. E outra opção é o Café da Roça (17 – 98163.9125), que fica no Sítio do Zagui e além do café ainda produz móveis rústicos, abre às quartas e sábados a partir das 16 horas, em ambos os locais sempre é bom agendar antes.












Comentários