A lição de humildade da Copa do Mundo


A lição de humildade da Copa do Mundo



A vencedora da última Copa, a Alemanha, que derrotou o pentacampeão Brasil em seu solo em 2014, saiu ainda na primeira fase da Copa. Os grandes jogadores como Messi (Argentina) e Cristiano Ronaldo (Portugal), foram para casa ainda nas oitavas de final. E o único pentacampeão, do craque Neymar, do país do Futebol, saiu nas quartas de final.

Eles continuam sendo bons no que fazem, estão entre os melhores do mundo. Ainda não têm idade para aposentar, mas pararam de aprender, de se aperfeiçoarem e outros craques e países os alcançaram e derrotaram.

A humildade nem sempre é sinônimo de modéstia, mas de saber que nunca, por mais elevado que seja sua sabedoria na área em que atua, não cessará o conhecimento, pois o conhecimento não é estático.

Aceitar que é impossível obter o total conhecimento é algo imprescindível para o crescimento, não só profissional, mas pessoal. Quanto mais se sabe, menos de ajuda se precisa e mais se pode ajudar os outros.

Quanto mais se sabe, menos golpe se toma e menos golpe se dá. Porque o conhecimento é a luz do mundo e a claridade impede que os delitos sejam cometidos.

O conhecimento diminui os erros e as chances de chegar ou manter o objetivo aumentam

Quanto menos cultura temos, mais espaço para o misticismo deixamos. Acreditamos em simpatias, lendas, mandigas... e deixamos de usar nosso conhecimento para obter aquilo que realmente queremos.

Isto acontece não só na área profissional, mas em todas. Quanto menos um casal se esforça para melhorar sua convivência, mais fácil chegará ao divórcio. A mulher fica relaxada, acredita que como já é “pentacampeã” que nenhuma outra lhe irá tirar o troféu, ou seja, seu casamento, sua família. O homem acomoda pois acredita que sua esposa irá lhe amar incondicionalmente.

Para um relacionamento ser vitalício, ou seja, durar até que a morte os separe, ambos têm que entender que precisam estar sempre aprendendo com as fases da vida. Não adianta ficar sendo sempre a namorada romântica da adolescência, quando chegarem os problemas da fase adulta, pois isso só irá fazer com que seu parceiro procure outro alguém para dividir a vida.

Não adianta o cara continuar sendo o moço irresponsável da juventude, que sua parceira irá mandá-lo de volta para o colo da mãe além de ir buscar outra pessoa para continuar sua jornada.

Então, se você ainda não conseguiu alcançar seu objetivo de vida, seja humilde e comece a estudar, independente ser uma meta financeira, sentimental, profissional.... só o estudo poderá fazer você alcançar.

Estudo não consiste apenas em ler, em procurar teses que outras pessoas escreveram. Mas em observar que conseguiu chegar e se manter aonde queria estar e isso ninguém pode fazer por você. Só você pode atingir seu próprio conhecimento, seu próprio objetivo.


Comentários