GRATIDÃO!!!


GRATIDÃO!!!



“Se reclamasses menos e agradecesses mais, terias mais abundância.”

A raiz da palavra agradecer vem de “graça” e graça é sinônimo de presente, por isso quando algo é dado gratuitamente é um presente, um mimo. Dadas as devidas explicações etimológicas da palavra, vamos à interpretação do que seria “gratidão” (a meu ver).

É muito comum vermos pessoas postando em redes sociais que são gratas. Estas pessoas dizem serem gratas pelo corpo, pelo emprego, pela família, pelo carro, pelo alimento, pela viagem...., ou seja, por tudo que, com o esforço delas, elas conseguiram ter.

Algumas, ainda, agradecem a Deus, um ser divino, superior; mas nenhuma agradece ao próximo.

Ninguém é grato à empregada que faz a comida; ao patrão que coloca em risco seu patrimônio para gerar o emprego; ao empregado que ajuda o patrão a ganhar o pão de cada dia; à professora, ao dentista, ao médico, ao lixeiro..... Só lembramos dessas pessoas que facilitam nosso dia a dia quando ocorre um erro, culpando-as, mas nos esquecemos que na maioria das vezes, se seu dia deu certo foi devido ao trabalho de muitas delas.

Se conseguimos chegar ao serviço em alguns minutos é porque alguém fez o carro. Se temos pão de manhã ao acordar é porque alguém plantou o trigo. Se temos roupas é porque alguém as costurou.

Ser grato pelo que se conseguiu na vida é ser vaidoso. Gratidão é reconhecer o que o outro faz. E como isso é difícil!!!!

Como é difícil dizer um muito obrigada. Não aquele obrigada automático que dizemos quando pegamos o pão na padaria. Isso é um hábito, não um sentimento.

Ser grato é se sentir grato pelo que o outro faz por você. É não achar que o outro tem obrigação de servi-lo. É saber da importância do trabalho do outro e não apenas achar que só o seu esforço gerou os resultados. Isso é ser grato.

Pessoas que reconhecem o serviço dos outros, com certeza, prospera. Não por mero acaso, mas por saber o quanto é valiosa uma ajuda, o quanto aquilo custa, o quanto aquilo é necessário para seu desenvolvimento.

Pessoas que apenas são gratas pelos seus bens materiais, seja o corpo perfeito, o carro, a viagem,... não são gratas, são vaidosas, como já disse.

Bens materiais não sabem o que significa um “obrigada “e nunca irão responder um “de nada”.

Agradeça pelos seus bens sim, mas em primeiro agradeça às pessoas que lhes proporcionou ter os mesmos, não sei se isso lhe trará sucesso financeiro, mas simpatia delas com certeza você terá e, como é bom receber um elogio sincero, como é gostoso escutar que alguém falou bem de você, pois a prosperidade não precisa ser, necessariamente, auferida em valores monetários, mas também em valores emocionais.

O prazer dos bens materiais é efêmero, passa rápido. Você compra um carro e logo quer outro. Compra um celular e mal acaba de pagar já quer trocar. Faz uma viagem, mal chega e já começa planejar outra.

Ninguém se emociona ao contar sobre a roupa que vestiu em uma ocasião, mas ao contrários, seus sentimentos veem à tona, quando lembra o que viveu naquele dia: igual guando beijamos pela primeira vez o amor da nossa vida, contamos e recontamos, como se nunca tivéssemos contado e sentimos como aquilo foi importante, como aquilo nos tocou.

Revivemos sempre uma emoção, seja contando, seja em nossa mente segundos antes de dormir.

Por isso, meu muito obrigada a todas pessoas que leem meus textos, de nada adiantaria saber escrever, a tecnologia do computador, nem meus óculos, sem vocês. Cada curtida, cada mensagem, cada visualização, são realmente importantes para mim, conseguem, de verdade, me emocionar.

Meu muito obrigada de todo o meu coração. Bjks!


Comentários