COMO TER TUDO NA VIDA


COMO TER TUDO NA VIDA

Planejamento e organização é a base do sucesso, seja financeiramente, sentimentalmente, ou em qualquer outra área.

FINANCEIRO

Se você quer ter sucesso profissional e por consequência financeiro, primeiro deve planejar. Deve saber aonde está para conseguir chegar aonde deseja.

Então o primeiro passo é saber aonde se está.

Se você tem dívidas: faça um relatório das mesmas. Veja quanto ganha e quanto pode economizar para conseguir pagar as dívidas.

Comece com os gastos que não podem ser cortados e tem que pagar todos mês: água, luz, comida.... e depois anote os gastos que pode evitar: cinema, roupa, sapatos....

Com o valor dos gastos que podem ser evitados veja quais dívidas consegue pagar e quanto tempo isso levará.

Siga o planejamento.

Você está desempregado. Já enviou currículo e nada. Não tem diploma. Se você está desempregado, não se engane esperando que com um diploma vai conseguir um emprego mais fácil. Primeiro arrume um trabalho e depois que estiver com as contas em dia, volte a estudar. Tentar estudar sem ter renda para pagar e ainda com contas para pagar, só irá aumentar sua dívida.

Comece arrumando um serviço. Existem milhões de opções que não requerem diploma: vendedores é uma delas. Com o tempo e dependendo da firma você pode crescer e ver em qual área se encaixa melhor: administrativa, jurídica, contábil... e estudar em cima do seu perfil, evitando assim, gastar tempo e dinheiro com algo que você não goste.

Outra opção são concursos. Muitos concursos não exigem diploma. Além de ser vitalício o cargo público têm a vantagem da aposentadoria integral e, hoje com essa reforma do previdenciário isso é faz uma grande diferença.

Com as contas pagas e tendo uma renda, parta para a fase dois: comece a investir: seja na poupança, em imóveis, ou em outra coisa que lhe traga renda. Reserve todo mês um valor para guardar em vez de ter o celular de último tipo ou lotar o armário de roupas que você irá usar apenas uma vez e se tentar vender no brechó não lhe pagarão nem 1/10 do que você pagou.

Evite promoções e só compre o que você realmente precisa. Não adianta nada pagar um shorts barato se você nunca vai usar.

Anote os gastos fixos mês a mês e veja quais meses terá que outros gastos que são anuais, como IPVA, IPTU... e evite fazer dívidas esses meses. Coloque as parcelas do cartão até os meses anteriores a eles. Geralmente pagamos todos os impostos até maio (no meu caso: Janeiro/ IPVA e OAB, abril/ IPTU, maio/ CNA e setembro/ITR), assim você evita entrar no vermelho nesses meses.

Organize suas férias junto com uma parcela do 13º terceiro ou com a devolução de seu imposto de renda, afinal descanso evita stress, que evita psicólogo, que evita gasto...
Planeje suas férias com antecedência. Acabou uma, comece a planejar a outra. Férias é sinal de ócio e quando estamos desocupados gastamos mais.

Se sua opção de férias não for viajar, use o dinheiro para aqueles tratamentos estéticos tão sonhados ou então para reformar a casa. Evite fazer essas coisas quando está trabalhando. Quando não estiver de férias foque no trabalho, mas mesmo de férias, sempre analise seus gastos.

Anote todos os seus gastos, faça disto um hobby. Um vício. Monte planilhas das recibos do cartão de crédito. Dos gastos fixos. De tudo. Analise sempre seu orçamento, só assim você saberá o que está dando lucro ou não.


SENTIMENTALMENTE

Essa é a área mais difícil para uma capricorniana. Falar de dinheiro é fácil, mas de sentimento para uma pessoa fechada é muito difícil. Mas vamos lá.

Diz que o ser humano tem duas pernas: uma financeira e outra sentimental. É a razão e a emoção.

A razão eu acho mais fácil, pois depende em sua maioria da própria pessoa. A emoção depende de outras pessoas.

Mas tudo começa do começo.

Analise primeiro em que fase você está: quer um novo relacionamento, quer reconquistar o antigo, quer um namorado, quer casar.

Comece sendo sincera com você mesma, escolha alguém parecido, com os mesmos gostos e temperamentos. Vai ser mais fácil encontrar alguém compatível nos locais que gosta de frequentar. Saia sempre que possível. 

Mas um relacionamento não depende só de você e, se o príncipe ou princesa não aparecer monte você no cavalo branco e vá viver.


Cataratas do Iguaçu - Vista de Helicóptero (arquivo pessoal/ 1989)



Comentários