O DIA QUE VOCÊ RESOLVE PARAR DE POSTAR SUA VIDA
Tudo tem prazo de validade. Era legal receber os e-mails quando iniciou a internet, ficávamos comentando sobre as coisas recebidas. Mas cansou.
Depois veio o ICQ, o menseger, o falecido Orkut, Facebook, whatsapp, Instagran.... E cada um vem com ferramentas para restringir ou alcançar mais pessoas, dependendo do interesse de uso para o aplicativo.
Alguns usam profissionalmente, para fazer propaganda de seu negócio. Alguns usam para se auto promoverem, como as psedos-celebridades, que postam o dia todo e só curtem as postagens de quem curte as dela ou então criam contas falsas, principalmente no Instagram, de seguidores que não existem e nunca existirão. Outros usam para saber da vida dos outros. Alguns fazem de diário. E certas pessoas para procurar um love. Mas os melhores, os mais engraçados são os que mandam indiretas.
Mas pra mim a maior utilidade, principalmente de Facebook que tem milhões de usuários, é poder encontrar e me comunicar com uma pessoa, como se fosse uma lista telefônica on line. Você encontra quase todo mundo. E quase todo mundo lhe encontra.
E com isso as pessoas acabam sabendo da sua vida. Pelos seus textos elas conseguem perceber seu estado de espírito: se você brigou com o namorado, se está triste, se está com raiva,... e, com isso, pessoas que apenas lhe conhecem virtualmente passam a comentar sobre sua vida e pior, passam a lhe dar conselhos. Passam a opinar sobre sua vida através da interpretação que fazem das suas postagens.
As vezes postamos um texto mas não estamos pensando em nós naquele momento e sim em alguém próximo, alguém que irá lê-lo: uma indireta do bem. Alguém que perdeu um parente, então você posta um texto reconfortante e acredita que a pessoa poderá lê-lo e se sentir melhor, mas não quer enviar diretamente pois não sabe se a pessoa vai gostar ou não. Muitas vezes essa pessoa lê, curti, comenta, compartilha.
Por outro lado, pessoas que apenas lhe conhecem virtualmente não entendem o significado daquelas palavras e começam a comentar aquele texto como se fosse você que estivesse naquela situação. Afinal como lhe conhecem apenas virtualmente não sabem de fato quem são seus verdadeiros amigos, aqueles que se importam com você e que você se importa com eles.
Através de uma simples postagem, criam uma novela com a sua vida. E, por isso, você começa a postar menos até que um dia você para de vez e o aplicativo morre.
Comentários
Postar um comentário