Festa de família pra mim é igual juízo final. Juízo final pra quem não sabe ou não é católico é aquele momento após a morte em que Deus vai pedir pra você prestar contas da sua vida aqui na terra.
Festa de família é isso, só que você não precisa morrer; em vez de um Deus, irá ter um monte de parente chato questionando, não acontece apenas uma vez, como o juízo final, ocorre em toda reunião familiar (inclusive em velórios), e você não precisa do julgamento para saber se vai para o céu ou para o inferno, pois vão fazer daquele momento um inferno na sua vida.
Mas tem um lado bom: você vai ver todos os parentes que você não vê a um bom tempo, vai matar saudades - sempre tem alguém que fala isso, e ainda arremata: família é o bem mais precioso que temos.
Você olha pra pessoa, balança a cabeça concordando e sorri, pois seu pensamento só pertence a você, mas por dentro você discorda. Se o tio X fosse tão bom eu não teria que matar a saudade, eu iria vê-lo com mais frequência e não evitá-lo; se a prima Y tivesse uma vida tão boa, não iria estar falando da vida dos outros, inclusive da sua.
Mas tudo que é ruim, tem como piorar, por incrível que pareça.
Se os parentes descobrirem que você tem um probleminha, se prepara para as opiniões, afinal resolver problemas dos outros é fácil, quero ver resolver os próprios problemas.
Se você estiver em crise financeira, todos vão dizer que estão indo muito bem, que os negócios estão melhorando, que trocou de carro, que vai pra Europa.... Até você pedir ajuda, aí a coisa muda, pois a única ajuda que vão lhe dar é um monte de conselhos e, se conselho fosse bom não seria de graça.
Agora, se você estiver solteira(o), não vá em festa de família. Você vai descobrir o que é tortura nazista. Todo mundo questionando sua vida e dando soluções, tentando arrumar um marido pra você a todo custo. Perguntando se você não pensa em ser mãe. Perguntando quem vai cuidar de você na velhice se você não tiver filhos, como se filho olhasse pai e mãe velhos.
Depois dessa enchorrada de encheção de saco, vem os parentes comparativos, aqueles que vivem por comparação, tipo eu casei com 20 anos e vc?; Eu ganho X e vc? Eu tenho 3 filhos e vc? A vontade que tenho de responder é eu não tenho chifre e vc?, Mas me contenho com ainda não casei, ainda não sou mãe e ainda não ganho tanto ( ou ainda tenho vergonha na cara de não mentir que ganho o que não ganho, pois a gente sempre sabe que o fulano pede dinheiro emprestado todo mês pra mãe e nunca paga).
Chega um ponto da festa que se você não dança, acaba até aprendendo, pra evitar conversas até a hora do bolo, afinal fica chato sair antes do bolo, pois pra mim é a única coisa que salva nos encontros familiares.
Comentários
Postar um comentário