ATAQUES VERBAIS

ATAQUES VERBAIS
Comentários maldosos, críticas, indiretas... podem deixar feridas tão profundas que levam anos para cicatruzarem. As vezes ficamos calados diante da ofensa e depois passamos décadas ruminando aquelas palavras.
A primeira coisa antes de contra atacar é ver o quanto aquilo atinge sua vida, sempre brinco dizendo "isto não altera meu saldo bancário" por isso não vale a pena retrucar, mas por dentro aquelas palavras me corroem.
Muitas vezes debater a agressão verbal pode em vez de melhorar, piorar a situação. Mas, o que fazer?
Na minha opinião, a melhor coisa a fazer é evitar pessoas que gostem de agredir verbalmente os outros, aquelas tipo "sabe tudo", que em um simples diálogo querem mostrar que sabe mais que você e começa a perseguir tudo que você fala. Evite também pessoas que são sempre do contra, pois se você concordar com elas, elas mudam de opinião. Evite pessoas competitivas aquelas que perguntam como você faz algo, só para dizer que do jeito que você faz está errado - poxa, se ela sabe fazer melhor, por que pergunta? Ela pergunta só pra lhe incomodar.
Pessoas assim são recalcadas, invejosas e por isso deve-se evita-las.
Mas, e se não for possível evita-las?
Evite comentar sua vida, ou melhor ainda, mantenha-se em silêncio, deixe o "sabe tudo" discursar sozinho, assim você vira o jogo e de vidraça passa a ser pedra, pois que muito fala, muito erra e só para usar mais um ditado popular: somos donos do que calamos e escravos do que falamos.
Finja desinteresse. Quando o agressor vier ofender verbalmente, escute e depois pergunte algo diferente do assunto. Isso é a melhor réplica. Você desarma totalmente o ofensor, porque fez com que mesmo o tiro a queima roupa de suas palavras não lhe atingisse. E, se ele voltar ao assunto, que com certeza o fará, diga que escutou e mude novamente de assunto. Simples assim. Essa tática irá fazer vice virar novamente o jogo.
Mas o pior agressor verbal é aquele que para se erguer na vida precisa apontar as falhas dos outros ou pior, inventar falhas nos outros. Em vez de descer no patamar dele, que deve ser abaixo do inferno, querendo mostrar que ele não tem moral pra falar da vida de ninguém, apenas diga "não tenho que lhe dar satisfação", pode ser grosseiro, mas, mais grosseiro é a pessoa sem noção que fica especulando e criticando sua vida.
E, quando você conseguir colocar essas simples técnicas em prática, irá perceber quanto tempo e estresse desperdiçou com pessoas que não merecem um segundo dos seus pensamentos.
Evite pessoas assim, que você também irá evitar pensamentos negativos e sua vida irá fluir bem melhor.]


Basílica de Nossa Senhora de Copacabana - Copacabana/ Bolivia (arquivo pessoal/ 2014)


Comentários