AMOR CRÔNICO
Amor crônico é uma síndrome que afeta as pessoas orgulhosas. Que sofrem anos por não terem coragem suficiente para ir atrás da pessoa amada. Que ficam idealizando histórias românticas, mas não conseguem nem dar o primeiro passo de dizer um simples oi.
O orgulhoso tem medo de ser rejeitado. É claro que ser rejeitado é humilhante, mas passa em alguns dias, mas o amor crônico dura anos de sofrimento. Sofrimento quando a pessoa fala com outra. Sofrimento quando a pessoa sai com outra. Sofrimento quando a pessoa é feliz com outra.
A pessoa que sofre dessa síndrome até tenta encontrar um novo amor e ser feliz, mas não consegue esquecer o antigo, mesmo que o amor atual seja real e o antigo apenas platônico. E sabe por que isso acontece? Porque não se colocou um ponto final, mas sim reticências... Reticências sim, deixou em aberto um sentimento. Dói saber que o outro não lhe quer, mas é mais prejudicial ficar se iludindo, porque a ilusão pode durar toda uma vida, enquanto uma desilusão dura bem menos.
A desilusão dá raiva. Dá vontade de superar. De mostrar que o outro perdeu. E o melhor: ela consegue tirar alguém do coração que nunca deveria ter entrado.
A pessoa que sofre de amor crônico vive fazendo joguinhos de conquista: some, manda indiretas, tenta fazer ciúmes... tudo que apenas afasta o outro, em vez de abrir o jogo e dizer o que sente. E se não for correspondido: paciência. Pelo menos você tentou e agora tem a certeza que deve seguir em frente.
Seguir em frente e arrumar outra pessoa com a certeza que isso não irá afetar aquele amor que nunca foi correspondido. Seguir em frente e fazer uma viagem despreocupada se o amor platônico vai ficar com outra enquanto você estiver fora. Seguir em frente e mudar de cidade, pois o que lhe prendia em um lugar era apenas ilusão.
E ao contrário do que se pensa, isso hoje não é tão difícil. Não requer um esforço, nem um gasto exorbitante. Basta apenas uma mensagem, um “oi, tudo bem?”. Sei que a espera da resposta dá mais frio na barriga que montanha russa, mas o alivio dessa resposta pode mudar o rumo da sua vida.
E se a pessoa não responder? Tenta de novo. Pergunta se fez algo que a contrariou. Pergunta se quer comer cocada? Ou inventa qualquer coisa para puxar assunto. E se a pessoa continuar em silêncio: abre o jogo e se livra da carga emocional. Pode ter certeza você não irá espantar quem lhe quer, apenas se livrará de uma ilusão de amor.
E se foi você que rejeitou a pessoa amada e depois que ela se afastou descobriu que a amava de verdade. Também não adianta inventar um novo amor sem colocar fim no antigo. Manda uma mensagem. Manda o “oi sumida”, e resolve de uma vez se essa história acabou ou não. Faz logo, antes que ela encontre um novo amor. Pois quando isso acontece só irá restar o vazio e a pergunta “por que eu não tentei?”.
Tenho certeza que depois de ler esse texto você saberá o que fazer. A ansiedade vai tomar conta de você. Um misto de alegria e medo invadirão seu coração. Suas mãos ficaram frias. E você irá abrir e fechar várias vezes o whatsapp enquanto cria coragem para enviar um “oi, tudo bem?”. Manda logo e acaba de vez com essa angustia, pois se você não for feliz com essa pessoa, logo seu coração estará pronto para encontrar outro amor.
O amor é a uma coisa que quanto mais experiência temos, mais inseguros ficamos.
CORAGEM!!!!!
Comentários
Postar um comentário